terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MICROFISIOTERAPIA, UM POUCO DE HISTÓRIA - Entrevista com Patrice Benini

Ontem fazendo uma pesquisa na internet encontramos essa entrevista com o querido Patrice Benini.
Nesta entrevista ele nos conta como foi o inicio da Microfisioterapia, quais ideias que os levaram a começar a desenvolver essa excelente técnica.
Segue o site original caso alguém queira ler no original
Ft. Fresia Sá, Ft. Patrice Benini e Ft. Sergio Bastos
Espero que voces gostem traduzimos com muito carinho e alegria
Ft Fresia Sá e Ft. Sergio Bastos Jr.






COMO SURGIU A MICROFISIOTERAPIA?
PATRICE BENINI: Após me graduar em Fisioterapia e Osteopatia e me instalar como profissional liberal no começo dos anos 70, rapidamente reconheci as limitações das duas formações: em nenhuma delas se focava  na causa dos sintomas, a atenção era mais voltada para as alterações do funcionamento do organismo.
Então junto Daniel Grosjean, meu colega durante o curso de Osteopatia, decidimos ir à fonte o evento causador de problemas, o que  chamamos de etiologia.
Nos perguntávamos “O que acontece com o corpo  para reagir dessa maneira?"
Nossa pesquisa teve início em uma quarta-feira à noite, 4 horas em um paciente que ainda está bem  até hoje! A partir daí nos reuníamos todas as tardes, quinta-feira a quatro mãos, identificando os sistemas musculares distintos. Levamos 15 anos fazendo isto!

QUAL FOI A SUA INTUIÇÃO, PARA COMEÇAR?
PATRICE BENINI:  Para nós, somente a manipulação dos ossos não levava a cura completa e duradoura do paciente. Nós admitíamos, no entanto, que a correção do músculo poderia liberar a estrutura óssea exatamente no ponto em que existia o bloqueios . Além disso, poderíamos oferecer uma forma não dolorosa ao paciente pois muitas vezes o que ocorre dor em uma manipulação. Através de mapeamento do sistemas muscular, a nossa intuição foi confirmada: nunca estavamos corrigindo o agente causador apenas buscávamos a reparação do músculo. Nós Microfisioterapeutas somos apenas faxineiros do corpo humano!

VOCÊ SEMPRE ENCONTRA A CAUSA DOS SINTOMAS DO PACIENTES COM DISFUNÇÃO?
PATRICE BENINI:  Boa pergunta!Podemos perder, perder a fonte. Isso pode acontecer se estamos na presença de um novo, de algo ainda não identificado causa. Nós portanto, adaptamos a palpação: rotação, costas da mão ou palma da mão, os dedos.
Estes avanços são fundamentais na Microfisioterapa, que está em constante evolução para acompanhar as novas doenças. Nunca concluímos, melhoramos a técnica até hoje.

PORQUE VOCÊS NÃO DIVULGARAM A MICROFISIOTERAPIA?
Há muito tempo acreditava
mos que somente o boca-a-boca de pacientes satisfeitos seria o suficiente.

O tempo passou, focamos  em nossas pesquisas e nossos pacientes. Investimos também na organização da profissão em torno de centros de treinamentos ao redor do mundo. É verdade que a divulgação foi ignorada....

Ft.Daniel Grosjean, Ft. Sergio Bastos Jr. e equipe  brasileira de formação de Microfisioterapia em atualização; DEZEMBRO 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...