sábado, 9 de agosto de 2014

EU SOU UM MENTIROSO

Desde de pequenos aprendemos que mentir é uma coisa ruim, mas fazemos isto muito mais frequentemente do que podemos perceber. 

A tendência às mentiras, invenções de comportamento é chamada pela psicologia de Mitomania. Nesta situação podemos estar parcialmente consciente de estar contando mentiras mas há a compulsão de mostrar para o outro que nos encaixamos no padrão sócio-econômico de sucesso.


Precisamos ter uma identidade, um lugar na família, no trabalho, entre os amigos. E para  isto acionamos inconscientemente mecanismos  no corpo-mente para mantermos este "território".

O mecanismo cerebral que regularmente acionamos prioriza os pontos dos brônquios e reto no cortex cerebral. O primeiro porque permite qua acumulemos ar suficiente para gritar, dissuadir e por consequência defender aquilo que consideramos nosso; o segundo vem da necessidade do reconhecimento de uma identidade própria.

Assim quando optamos viver satisfazendo as expectativas externas utilizamos esta estratégia do corpo-mente com certa frequência. Uma agressão a nossa essência que vive sempre  insatisfeita.

No 23º programa Biointegral os apresentadores Fresia Sá e Sérgio Bastos Jr. refletem sobre esta busca de reconhecer a nossa realidade interna e abrir mão do ideal externa.


Seja bem vindo a abrir novas possibilidades a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...