domingo, 17 de agosto de 2014

DIGERINDO PROBLEMAS

Nos significados da palavra digerir além da esperada definição de transformar alimentos encontramos também os conceitos de apreender, compreender e suportar.

Interessante o paralelo desse significados com o processo da fisiologia da digestão uma vez que na boca apreendemos o pedaço, no estomago quebramos em partes para compreender e no intestino absorvemos os nutrientes para suportar as nossas atividades.

O sistema digestório é solicitado pelo sistema corpo-mente sempre quando o nosso organismo percebe o desafio vivido como algo vital a sobrevivência.

Neste sentido o bolo alimentar pode ser figurado por uma discussão, uma tarefa, um emprego, uma conversa, uma exigência... Estas circunstâncias  vividas por nós é digerida pelo corpo tal qual acontece ao alimento. Assim podemos constatar a maneira como sentimos os acontecimentos ao longo do tubo o digestivo.

Vejamos alguns exemplos: 
  • Se a situação é muito intensa, o pedaço é grande, minha boca pode ter dificuldade em pegar o pedaço (halitoses, aftas).
  • Podemos não conseguir aceitar e para  passar através do esôfago torna-se difícil, o “negocio não desce”(esofagites).
  • Ou ainda pode acontecer de ficarmos ruminando a situação exigindo muito suco gástrico (gastrites).
  • E por fim se não conseguimos perdoar, eliminar (constipação).
No 24º Programa Biointegral apresentado na Radio Mundial, os fisioterapeutas Fresia Sá e Sergio Bastos Jr., compartilham estas informações que nos permitem administrar melhor o nosso sistema corpo- mente.

Convido a todos para aprender mais sobre si mesmo através do vídeo abaixo.

Convidamos a todos para aprender mais sobre si mesmo através do vídeo abaixo.

Bom programa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...