Dessa forma, para nos manter firme ao lado de nossas verdades é completamente desnecessário se tornar uma pessoa autoritária. Muito pelo contrário, quanto mais nos respeitamos mais facilmente aceitamos o outro.
Neste sentido o comportamento assertivo se enquadra perfeitamente. Por isso vamos pontuar algumas técnicas de assertividade que podem nos ajudar muito no dia a dia:
- Pense antes de falar e agir.
- Com serenidade aceite que as pessoas pensem diferente de você.
- Admita os seus erros.
- Esteja aberto a negociação.
- Utilize a tecnica do NEVOEIRO, que se traduz pela aceitação da crítica negativa do outro, sem demonstrar intenção de mudar o comportamento que desencadeou a crítica. Isto quer dizer que você não deve negar a crítica ou se defender; nem tampouco se explicar, reagir ou contra-atacar.
Exemplo:
- Talvez você tenha razão.
- Talvez você tenha razão. Vou pensar nisso que você me disse.
- Como é você que está me dizendo isso, eu prometo pensar em suas palavras
Mas note que você age como o nevoeiro, o comentário feito passa sem reação, sem deixar vestígios, pelo menos aparentes. Em alguns casos você promete pensar no assunto...
Em nenhuma delas você concorda, mas, em todas, você desarma o gatilho de uma discussão possível e que poderia ter sido inevitável, com rumos imprevisíveis.
- Você também pode utilizar a técnica do DISCO RACHADO. Esta técnica consiste em repetir, com tranquilidade e sempre da mesma forma, o ponto de vista pessoal, ignorando as interrupções ou provocações que possam surgir da parte do interlocutor.
- "O Sr. pode ter razão, mas eu não estou interessado!"
A pessoa fica sem ação, você não manifestando discordância, você também não disponibiliza argumentos para que o outro lado possa rebater e garantir a continuidade do debate ou conversa, infindável, e isso então decreta o fim da conversa ou do pretendido debate.
Esta técnica é simples: NEVOEIRO + DISCO RACHADO:
- "Isto é possível! (NEVOEIRO) Mas eu não estou interessado." (DISCO RACHADO)
- "O que o Sr. fala tem o seu valor (NEVOEIRO), mas eu não estou interessado." (DISCO RACHADO).
- Podemos agregar as estas duas técnicas (NEVOEIRO e DISCO RACHADO) , informação pessoal onde deixamos claro as nossas convicções, opiniões e sentimentos. Isto ajuda as pessoas, com as quais você estamos conversando, a perceber com quem estão lidando e conversando.
Para mais informações sobre assertividade deixo como sugestão o site www.merkatus.com.br - onde foi baseado grande parte deste texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário