sexta-feira, 3 de junho de 2016

POSTURA X APRENDIZADO -

Já pensaram na possibilidade de melhorar o aprendizado, o foco e a concentração sem precisar de medicamentos e sim melhorando a sua postura corporal?

Com a posturoterapia neuropostural (PNS) é possível. PNS é uma técnica francesa de Tratamento Manual, uma especialidade da Fisioterapia que possui testes clínicos de várias àreas da saúde (Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Osteopatia, Podologia...) sendo baseada na neurociência (neuroendocrinoimunologia, embriologia e fisiologia) da função corporal através da postura.

Quando falamos da POSTURA CORPORAL não devemos nos limitar à questão estética de um individuo, mas defini-la como um bom arranjo das estruturas do corpo que impede a ocorrência de deformidades progressivas, que se traduzem em sintomas crônicos. Em outras palavras, um bom alinhamento corporal mantém nosso corpo em uma ótima função e sem dores, mas a alteração de sua função pode causar sintomas.

Uma postura corporal adequada é extremamente importante para que o nosso raciocínio aconteça. Podemos utilizar vários métodos para melhorar a nossa postura e consciência corpórea, como o Pilates por exemplo.
Para saberem um pouco mais em como este método pode auxiliar nisto indico este excelente post da Dra. Luana da Trindade do Blog Pilates onde ela explica muito detalhadamente sobre como o método auxilia na postura (A importância da postura e o Método Pilates).

Mas neste artigo quero falar especificamente da relação do PNS na postura. Então vamos lá.

            Imaginem por exemplo, que vocês tivessem que atravessar um rio por uma ponte difícil, como a da imagem ao lado. Nosso corpo praticamente ignora qualquer possibilidade de raciocínio até passarmos completamente pela ponte. E se por acaso alguém fizer uma pergunta simples como 2+2, enquanto atravessamos o rio, responderemos qualquer outra coisa ou demoraremos muito mais tempo que o habitual para responder corretamente.


Isto acontece porque o nosso cérebro precisa de uma postura corporal firme, estável e segura para realizar com rapidez e exatidão todo o processo do raciocínio e aprendizado.

Se levarmos em conta a evolução do Ser Humano podemos verificar isso muito bem.  Antes da espécie humana desenvolver a inteligência e o raciocínio com o Homo sapiens sapiens, houve uma evolução para a posição corporal em pé, começando no australopithecus robustus e terminando no homo erectus (vide figura abaixo). Porém,  neste período houve pouco desenvolvimento do cérebro. Já a partir homo sapiens neanderthalensis,  com a postura ereta estabilizada e desenvolvida, houve um aumento considerável do desenvolvimento e aprimoramento do cérebro.

            
           Pensando nisso deveríamos repensar as cadeiras de estudo dos alunos.

Quando pensamos nas cadeiras, sempre nos vem a imagem de modelos desconfortáveis, onde temos que ficar nos movendo sempre para um melhor ajuste.

Antes de darmos remédios para aumentar a atenção dos alunos (ditos com déficit de atenção e/ou hiperatividade), podemos pensar na possibilidade de mudar as carteiras escolares para carteiras mais funcionais que proporcionam uma postura mais adequada da cabeça, tronco e pernas (imagem abaixo).



Nesta carteira podemos notar que o aluno não precisaria ficar com a cabeça para baixo, preservando assim todas as curvaturas fisiológicas da coluna cervical, torácica e lombar. Assim o nosso cérebro ficaria estável, seguro e conseguimos raciocinar melhor.

O problema do desequilíbrio postural está no fato de que ele pode trazer dificuldades não só no aprendizado, mas afetar na eficiência do trabalho, alterações emocionais, etc.


A melhora do seu aprendizado e raciocínio pode ser alcançada com  PNS, uma das técnicas posturais mais eficientes no melhoramento da postura corporal que, consequentemente evolui seu aprendizado e raciocínio.



Ficou interessado? Aqui, na Biointegral Saúde, o Dr. Sérgio Bastos trabalha com a técnica de PNS e poderá te ajudar!



Para mais informações confira nosso site ou entre em contato:
http://www.biointegralsaude.com.br/
Tel. 11 4113.7706
WhatsApp 11 99148.9063


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...