A saúde é uma característica dinâmica da vida, de dia o sistema automático do corpo aciona substancias que nos põe em alerta e a noite é mobilizado os mecanismos internos de descanso e reparações.
Estes mesmos mecanismos são solicitados quando somos expostos a eventos diários. Quando este evento é mais intenso as alterações fisiológicas ficam mais perceptíveis.
A fisiologia do sistema corpo-mente responde a um evento acionando simultaneamente os três níveis: psíquico- cérebro- corpo. A forma que é escolhido quais estruturas serão mobilizadas acontece de maneira automática e orientada por dois fatores: percepção individual e sistema nervoso autônomo.
É importante lembrar que o modo como percebemos a realidade sofre a influencia da cultura em que estamos inseridos, da maturidade (idade), do sexo e polaridade cerebral, historia familiar, religião...
Já o sistema nervoso autônomo atua na reação física tornando mais eficaz a resposta evento para que tenhamos maiores chances de sucesso.
Para isso no momento do desafio/perigo o sistema corpo-mente nos coloca em alerta entramos em simpaticotonia (sistema nervoso autônomo simpático é ativado) e pode apresentar os seguintes sintomas: perda de apetite, insônia, fadiga, perda de peso, pensamentos fixos (remoer pensamentos) e mãos frias.
No momento em que encontramos a solução para o desafio/perigo, ou pelo menos saímos da presença do perigo, o sistema corpo mente ativa o sistema nervoso autônomo parasimpatico que seria uma extensão do ritmo noturno. Apresentamos nesta fase as seguintes características fadiga, fraqueza e um bom apetite são sintomas típicos. Entramos numa fase de cicatrizarão que também é chamada de fase de calor, porque durante a ativação do parasimpatico os vasos sanguíneos são dilatados resultando em mãos quentes, inflamações e possível febre. Do ponto de vista biológico, o prolongado descanso, caracterizado por fadiga e bom apetite, auxilia o processo de reparação e restauração da saúde. Convidamos voces para assistirem o video em que Sergio Bastos e Fresia Sá falam a respeito deste assunto com exemplos do nosso dia a dia. Sejam bem vindos a se conhecerem melhor para assim aumentar a sua competência em gerenciar sua fisiologia melhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário